acesso-a-informacao

Instituída como uma fundação privada sem fins lucrativos com o objetivo de prestar apoio às funções de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, produção de insumos e serviços, informação e gestão implementadas pela Fiocruz, conforme expresso no seu Estatuto elaborado com base no que determina a Lei nº 8.958/1994, regulamentada pelo Decreto nº 7.423/2010, a Fiotec atua prestando serviços logísticos, administrativos e financeiros, oferecendo soluções para colaborar no desenvolvimento das atividades dos projetos.

A relação com a Fiocruz está declarada no documento instituidor da fundação de apoio, tornando claro que a finalidade da Fiotec é contribuir para que a instituição apoiada continue sendo a maior instituição em ciência, tecnologia e inovação em saúde da América Latina, o que representa a possibilidade latente de avanços que beneficiarão a população do Brasil e do mundo.

A adequação legal do Estatuto, a renovação periódica do credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de outros credenciamentos, títulos e certificados evidenciam o esmero em um trabalho que possa potencializar os objetivos propostos em cada projeto.

A Fiotec, ainda, apoia projetos que prestam serviços gratuitos à população, por meio da parceria com a Fiocruz, nas funções de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, produção de insumos e serviços, informação e gestão. A atuação conjunta busca o alinhamento com a missão da instituição apoiada de fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.

São três os órgãos de administração e fiscalização da Fiotec. Eles contam com participação de membros da Fiocruz que ajudam a garantir o alinhamento no direcionamento estratégico de ambas as instituições. Esses órgãos asseguram à Fiotec sua eficácia e eficiência na execução dos projetos.

O Conselho Curador é o órgão de deliberação e orientação superior, compostos por sete membros, que são indicados pelo presidente da Fiocruz e referendados pelo seu Conselho Deliberativo.

O Conselho Fiscal também é referendado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, mas a sua indicação parte da Presidência da Fiotec, que indica três integrantes para fiscalizar a gestão econômica e financeira da instituição.

A Diretoria Executiva é formada por quatro diretores, que conferem um norte institucional. Um dos diretores é escolhido como diretor executivo, responsável por coordenar as atividades da diretoria.

A estrutura organizacional da Fiotec envolve os Conselhos Curador e Fiscal, a Diretoria Executiva, sete gerências e duas assessorias, de forma a qualificar a instituição para a sua finalidade.

A sede da Fiotec está localizada no Rio de Janeiro, no campus Expansão da Fiocruz, facilitando a interlocução com as equipes dos projetos. Com a intenção de ampliar essa proximidade, há, ainda, um escritório localizado em Brasília.

Clique aqui para entrar em contato.  

  

Organograma

Conselhos e Diretoria

Conselho Curador

Valber da Silva Frutuoso
Presidente do Conselho Curador
Alex Santos Princípe
Carlos Augusto Grabois Gadelha
Valdeyer Galvão dos Reis
Maria Rita Lustosa Byington
André Luiz Land Curi
Italo César Kircove

Conselho Fiscal

Charles da Silva Bezerra
Presidente do Conselho Fiscal
Fábio Rodrigues Lamin
Florio João Polonini Júnior

Diretor Executivo

Hayne Felipe da Silva

Diretor Financeiro

Mansur Ferreira Campos

Diretor Administrativo

Marcelo de Amaral Wendeling

Diretora Técnica

Mariana Borges de Medeiros

Assessora da Diretoria

Cristiane Sendim

Assessorias

Assessoria de Comunicação

Janaina Campos

Assessoria Jurídica

Liz Mônica Serejo

Gerências

Gerência de Pessoas

Raquel Raad

Gestão da Qualidade

Luanara Rocha Damasceno

Gerência de Logística

Luisa Cristina Couto da Silva

Gerência de Tecnologia da Informação

Evandro Maroni Gonçalves

Gerência de Administração Financeira e Contábil

Alexandre Valinoti

Gerência de Projetos

Maria Aparecida S. Ferreira

Organização Social de Saúde

Mabel Melo