noticias

Newsletter

 

Compartilhe

Integrantes do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e convidados reuniram-se na manhã de hoje (6/10), na sede da Fiotec, para participar das discussões promovidas pelo evento de lançamento do Suplemento Temático dos Cadernos de Saúde Pública (CSP) “A Política de Controle do tabaco no Brasil: Avanços e Desafios”.

A apresentação que abriu o evento foi realizada por Valeska Figueiredo, do Cetab, que discutiu pela primeira vez em público os resultados do estudo “Uso de tabaco em programas da televisão brasileira e desdobramento na rede social de língua portuguesa do Brasil”, realizado com recursos do Programa Inova-Ensp e apoiado pela Fiotec.

A programação do evento previa ainda a realização de mais três palestras: “Controle do tabaco: novos desafios para o século XXI”, apresentada por Silvana Turci, do Cetab; “A política econômica e o controle do tabaco no mundo e no Brasil”, discutida por Jeffrey Drope, da American Cancer Society; e “Cigarros Eletrônicos e novos dispositivos: ameaça ou oportunidade para o controle do tabagismo?”, liderada por Tania Cavalcante, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Todas as palestras foram apresentadas por membros da mesa de abertura do evento, com exceção de Silvana Turci, mediadora do encontro. Estiveram ao lado dos palestrantes, durante a abertura das discussões, Claudia Medina, representando o Cadernos de Saúde Pública (CSP) e Laura Viana, representando a vice-diretoria de Pesquisa da Ensp/Fiocruz.

“Como gestora é muito gratificante ver o sucesso, o resultado, de toda economia que fizemos, refletido no fortalecimento da política antitabagista que é uma questão importantíssima para a saúde pública. Meus parabéns a todos os envolvidos nessa publicação, e só posso desejar sucesso ao Cetab, colhendo cada vez mais frutos e fortalecendo ainda mais a política antitabagista”, comentou Laura, fazendo menção aos recursos utilizados para realização dos estudos, obtidos pelo Programa Inova-Ensp.