noticias

No dia 15 de junho, uma sexta-feira, profissionais da Fiotec se deslocaram até a Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, para conhecer as instalações da Coppetec. A Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, fundada em 1993, é destinada a apoiar a realização de projetos da Coppe e de demais unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).

Claudio Minardi, Eliana Cavalcante, Maria Aparecida Ferreira, analista, supervisora e gerente de Projetos, respectivamente, além de Mariana Medeiros e Marcelo Amaral, diretores técnico e administrativo da Fiotec, percorreram os setores da Coppetec ao lado de gestores da fundação, passando pelas áreas de Projetos, Financeira e Recursos Humanos. Antes disso, todos estiveram reunidos para uma grande troca de informações sobre o funcionamento das fundações de apoio, com o objetivo de, coletivamente, alcançar o melhor desempenho nos processos internos das instituições.

“Foi bastante proveitoso e é importante que sempre ocorra esse tipo de troca. Assim podemos analisar os melhores caminhos para a Fiotec seguir, principalmente agora, com o planejamento estratégico participativo da instituição em andamento”, destacou Claudio.

Em busca de uma organização mais eficiente

Março foi o mês que marcou os primeiros movimentos da Fiotec para o desenvolvimento de seu planejamento estratégico participativo. Em sua primeira oficina, o grupo formado por diretores, conselheiros, supervisores, líderes de equipe e demais colaboradores, escolhidos por meio de sorteio, conseguiram definir os objetivos prioritários da instituição e os caminhos para alcançá-los.

O processo é participativo por contar com a presença de profissionais de todos os níveis organizacionais, desde os responsáveis pelas decisões estratégicas, passando pelos gestores no nível tático, chegando aos colaboradores que fazem tudo acontecer no nível operacional. As atividades do planejamento estratégico estão andamento, os próximos passos envolvem o desenvolvimento dos objetivos em busca de tornar os processos da Fiotec mais para alcançar seus objetivos de modo mais eficiente, eficaz e efetivo.