noticias

Oficina do Pepar realizada na sede da FiotecEm 2017, quando assumiu a Diretoria Executiva da Fiotec, Hayne Felipe firmou o compromisso de responder positivamente aos desafios colocados em função do gerenciamento e da execução dos projetos que são apoiados pela instituição. Desde então, a Diretoria tem trabalhado apoiada em três pilares fundamentais que é a gestão democrática e participativa, que tem como objetivo introduzir a equipe no processo decisório e garantir maior participação no desenvolvimento e implementação de soluções; a gestão de pessoas, considerando a importância da valorização e desenvolvimento dos nossos colaboradores, para o bom desempenho da instituição; e a gestão da qualidade, que vai nos permitir estruturar processos mais eficientes para continuar fazendo cada vez melhor. Reforçando esse comprometimento, em abril deste ano a Fiotec deu um importante passo em seu desenvolvimento com o início do Planejamento Estratégico Participativo da Fiotec (Pepar).

Como em qualquer instituição, o planejamento estratégico tem como objetivo traçar e decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada. Ou seja, por meio do planejamento se apresentam os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos. Na Fiotec, a Gestão da Qualidade, está conduzindo o processo e dando todo o suporte metodológico a elaboração do planejamento estratégico, apoiado na premissa participativa, todo trabalho vem sendo desenvolvido por um colegiado composto pelos conselhos curador e fiscal, diretores, gerentes, supervisores, líderes de equipes, as profissionais da administração da Fiotec da Comissão de Representantes dos Empregados e mais quatro colaboradores escolhidos após inscrição e sorteio.

Colegiado reunido na primeira oficina do PeparA primeira fase do trabalho deu o direcionamento inicial por meio da construção do pensamento estratégico. Como resultado foi definido a declaração de negócio e redefinidos a missão, visão e valores da Fiotec.

Negócio: soluções inovadoras para gestão compartilhada de programas e projetos em saúde;

Missão: participar de desenvolvimento científico tecnológico e inovação em saúde, por meio do gerenciamento compartilhado de programas e projetos, para a qualidade de vida da sociedade.

Visão: ser reconhecida até 2021 pelos coordenadores, como instituição de referência no gerenciamento de programas e projetos, por meio das melhores práticas de governança, e ser motivo de orgulho para nossos colaboradores.

Crenças/Valores:

  • Respeitamos a vida, a dignidade humana e o meio ambiente;
  • Valorizamos as pessoas e estimulamos a proatividade;
  • Incentivamos um ambiente integrado, participativo, colaborativo e inovador;
  • Acreditamos na força do nosso trabalho para realizar com excelência nossas ações;
  • Atuamos de forma ética e transparente nos processos organizacionais;
  • Nosso relacionamento institucional baseia-se em respeito às diversidades, confiança, cordialidade e atitude responsável.

 

Próximos passos

O planejamento continua a todo vapor. Depois de definidos os pontos acima, o colegiado atuou no desenvolvimento da análise ambiental da instituição, definição do direcionamento da postura estratégica, para então começar a trabalhar nos objetivos estratégicos que serão desdobrados em iniciativas estratégicas e suas respectivas metas e ações.

O trabalho faz parte do esforço da Fiotec para elevar a entrega de valor na prestação dos serviços à Fiocruz e assim participar de desenvolvimento científico tecnológico e inovação em saúde, por meio do gerenciamento compartilhado de programas e projetos, para a qualidade de vida da sociedade.