noticias

Programa Conviver siteO Programa Conviver, iniciativa da Fiotec que promove a inclusão e capacitação de pessoas com deficiência, oferecerá entre os dias 17 e 21 de setembro sua terceira oficina de atividades. As palestras, totalmente gratuitas, acontecerão sempre de 8h as 13h, na sede da instituição (Av. Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro). Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O ciclo de palestras abordará técnicas para elaboração de um currículo, de apresentação pessoal, passando por orientações para o mercado de trabalho e etiqueta empresarial, até noções de direito do trabalho e fisioterapia no ambiente corporativo. Para receber um certificado de participação, o aluno precisará obter pelo menos 75% de presença em cada módulo do curso.

Para participar da capacitação, a pessoa deverá ser maior de 18 anos, ter o ensino médio completo ou estar cursando seu último ano, e apresentar laudo médico contendo o Código Internacional de Doença (CID), por ser Pessoa com Deficiência (PcD). O e-mail de inscrição deverá conter as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Tipo de deficiência;
  • Escolaridade;
  • Endereço;
  • Contato (número de telefone e perfil de Facebook, se houver).

O Programa Conviver

Em 2015, a então área de Recursos Humanos da Fiotec começou a desenvolver o projeto Conviver, que nasceu da necessidade de a instituição cumprir as cotas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Como a Fiotec faz a contratação de pessoas envolvidas nos projetos que apoia, a cota sempre foi maior do que poderia ser atendida na Administração da instituição.

Diante disso, foi seguida a sugestão de se criar um programa de inclusão e capacitação de Pessoas com Deficiência (PcD). O projeto, que já realizou algumas oficinas de sensibilização para os profissionais da Fiotec, ganhou mais forças e se tornou um programa, que foi conduzido até a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab/RJ). Assim definiu-se o convênio que possibilitou a realização de capacitações, iniciadas neste ano.