noticias

Foto: freeimages.comFoto: freeimages.comO National Institutes of Health (NIH) lançou, recentemente, a chamada Selective Cell and Network Vulnerability in Aging and Alzheimer’s Disease, que prevê financiamento de US$ 8 milhões a serem divididos entre até 12 propostas premiadas. Os projetos devem ter um período máximo de cinco anos para execução de suas atividades e ser inscritos a partir de janeiro de 2017 até 6 de outubro de 2019. As propostas só poderão ser submetidas após o envio de uma carta de intenção, que deve ser feito pelo menos 30 dias antes da data de encerramento da chamada.

A entidade pretende descobrir, através da chamada, as características das populações de células neurais, seus circuitos e atividades neurais, suas redes estruturais e funcionais e as regiões do cérebro mais vulneráveis ao envelhecimento e ao Mal de Alzheimer. O objetivo é motivar os candidatos a utilizarem novas e sofisticadas abordagens em suas propostas, para que obtenham cada vez mais informações sobre a assinatura molecular das células do cérebro humano e da estrutura e funcionamento dos circuitos e redes cerebrais.

Veja as áreas de pesquisa passíveis de receber o financiamento.

Submissão de propostas

Os interessados em submeter propostas com o suporte da Fiotec podem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O apoio na elaboração busca facilitar o entendimento do edital e o cumprimento dos critérios dispostos no documento. Lembrando que para obter apoio da Fiotec é necessário o envolvimento de uma Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Doença de Alzheimer

Conhecida também como Mal de Alzheimer, a doença é a principal causadora de demência entre os idosos e representa hoje cerca de 50% a 80% dos casos. De acordo com a Alzheimer’s Disease International (ADI), em 2015, havia no mundo 44 milhões de pessoas com a doença. A estimativa é que em 2050 o número de diagnósticos triplique. Seriam 131, 5 milhões de pessoas sofrendo de demência, causada em sua maioria pelo Alzheimer.