noticias

Newsletter

 

Compartilhe

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituição integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que por sua vez conta com o apoio da Fiotec, está com inscrições abertas para a nova oferta do curso “Cuidadores e a Atenção Domiciliar”, voltado a profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. As matrículas podem ser feitas até o dia 4 de dezembro, ou até que as vagas se esgotem, pela plataforma digital da universidade.

A capacitação tem carga-horária de 30h e aborda os conceitos de “cuidado” e “autocuidado” no contexto da atenção domiciliar. São discutidos os tipos de cuidadores, formal e informal, e suas respectivas competências e habilidades; a relação cuidador – pessoa cuidada – família; os aspectos importantes na relação entre a equipe de saúde e o cuidador; e, ao final, é apresentada a legislação e estatutos relacionados ao cuidador e à pessoa cuidada.

O curso faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar, que tem o objetivo de qualificar a gestão do cuidado centrado no indivíduo, realizado por médicos e enfermeiros.