Ciência ao alcance de todos: Editora Fiocruz tem 182 livros em acesso aberto - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os temas e dúvidas ligados à saúde e à ciência estão na ordem do dia. Como foram as epidemias do passado? Qual é a importância do SUS nesse cenário? Como se dão as pesquisas clínicas para vacinas e medicamentos? E o papel da OMS e da saúde global? Assuntos que não saem da cabeça de pesquisadores, autoridades, estudantes, gestores, jornalistas e da população em geral diante da maior emergência sanitária dos últimos tempos.

Essas e muitas outras informações científicas podem ser acessadas de forma fácil e sem custos. A Editora Fiocruz disponibiliza, para download gratuito, cerca de 180 livros em duas importantes plataformas de publicação online de livros e pesquisas acadêmicas: a Rede SciELO Livros e o Arca, repositório institucional da Fiocruz.  

No SciELO Livros, a Editora Fiocruz conta atualmente com 285 títulos disponíveis, sendo 182 em acesso aberto. Os outros 103, que estão em modalidade comercial, têm preços bem abaixo do valor do exemplar impresso: 40% de desconto. A aquisição desses livros pela plataforma pode ser feita nas lojas Amazon, Google Play e Kobo Books. Já as obras livres podem ser baixadas em PDF ou em EPUB, formato específico para livros digitais.    

Dessa forma, a Editora Fiocruz reforça sua missão de divulgar e ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido nas diversas áreas da saúde. Dos cerca de 480 títulos de seu catálogo, mais da metade está disponível no SciELO Livros. A plataforma maximiza a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto dessas obras. Os textos em formato digital são legíveis nos leitores de e-books, em tabletssmartphones e nas telas de computador, amplificando o acesso à leitura em diversas plataformas. 

São livros das mais diferentes temáticas, com base em pesquisas de excelência acadêmica nas áreas de saúde e políticas públicas. Obras escritas por pesquisadores, professores, especialistas e gestores de saúde das mais diversas instituições de ensino, pesquisa e ciência do país e de várias partes do mundo. Isso inclui volumes em parceria com órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É o caso de Caminhos da Saúde Pública no Brasil, publicado em 2002 como parte das comemorações do centenário da Opas no Brasil.


Continue lendo.