noticias

Recentemente a Fiotec assinou quatro contratos que representam a gestão de 250 novos subprojetos para a instituição em 2019. Os acordos foram firmados graças ao Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz, apresentado pela Presidência da Fundação por meio das Vices-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). A iniciativa tem como objetivo incentivar a transferência, para a sociedade, do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz.

Com o anúncio, a Fiotec já se mobiliza internamente para planejar a gestão desses projetos. Profissionais da Gerência de Projetos da instituição, Juliana Vaz, Rodrigo Inácio e Ingrid Xavier, além da gestora Maria Aparecida Ferreira, estiveram reunidos no dia 4 de janeiro, com servidores da Fiocruz, para alinhar detalhes sobre a execução das iniciativas. Os diretores técnico e administrativo da Fiotec, Mariana Medeiros e Marcelo Wendeling, respectivamente, também participaram do encontro.

“Esse é mais um grande desafio para a Fiotec, mas sabemos que estamos prontos para lidar com ele da maneira mais eficiente e eficaz possível”, comentou Maria Aparecida.

Inova Fiocruz

O programa financiado pelo Fundo de Inovação da Fiocruz e Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), contempla três principais eixos:

Ideias Inovadoras

Visa estimular a criatividade e a originalidade científico-tecnológica e fomentar o desenvolvimento de novas soluções para favorecer a inovação em saúde.

Geração de Conhecimento

Busca apoiar projetos de pesquisa que possam contribuir de forma decisiva para a compreensão de questões críticas e relevantes, priorizando lacunas de conhecimento que representam entraves importantes para a Saúde Pública, além de estimular novos talentos de forma a ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas da Fiocruz.

Produtos Inovadores

Tem como principal objetivo fomentar projetos que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produtos para a sociedade, em todas as áreas de atuação da Fiocruz.


*Com informações do portal da Fiocruz.