Fiocruz promove disciplina para povos tradicionais em Paraty - Fiotec

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(Foto: Eduardo Napoli, Comunicação OTSS)

Paulo Freire sonhou e escreveu muitas linhas sobre a necessidade de autonomia nos processos educativos e sobre uma aprendizagem que pudesse ser feita em busca de libertar as pessoas e construir novos olhares sobre o mundo para poder transformá-lo. Foi com base nesse conceito e na Ecologia de Saberes, proposta por Boaventura de Souza Santos, que a Disciplina de Inverno da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) foi proposta pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).

Território, Determinação Socioambiental da Vida e Inovação Social foi o nome dado ao curso, realizado entre os dias 22 e 27 de julho no espaço do OTSS e em algumas comunidades tradicionais do território da Bocaina. Dezessete pessoas participaram, entre as quais 16 mulheres e um homem. O público foi formado por estudantes de mestrado e doutorado da Ensp/Fiocruz e demais interessadas que se inscreveram em busca de mais conhecimento sobre os chamados Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS).

"Essa disciplina foi pensada com base nos alicerces do OTSS. Nós trouxemos a discussão dos determinantes sociais da saúde com base em nossa prática na gestão e saberes", pontua Indira Alves, coordenadora de Gestão de Saberes do Observatório. "Dentro da nossa proposta, colocamos em diálogo o saber científico e o saber tradicional para que possam, assim, serem criados novos saberes e narrativas. Também utilizamos a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que trata do papel social da educação na transformação da sociedade", completa.

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Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).