Fiotec sedia palestra sobre saúde mental perinatal - Fiotec

CEENSP Saude Mental Perinatal

Na manhã do dia 12/02 a Fiotec recebeu uma sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (CEENSP), espaço que reúne pesquisadores, alunos e interessados em debater e proporcionar troca de experiências e conhecimentos sobre temas relacionados à saúde pública. O tema escolhido para o encontro foi Saúde mental perinatal, desafios e perspectivas, que teve como palestrantes a pesquisadora Mariza Theme, da ENSP, a professora e psicóloga Ana Cunha, do Instituto de Psicologia da UFRJ e a pesquisadora e psicóloga britânica Susan Ayers, da City University of London.

O Centro de Estudos é um desdobramento da pesquisa Nascer no Brasil, realizada por pesquisadores da Fiocruz em 2011, que entrevistou 23.894 mulheres e revelou uma prevalência de 26,3% de sintomas de depressão entre 6 e 18 meses após o parto. Os principais fatores associados à depressão foram: ser de cor parda, ter história prévia de depressão, gravidez não planejada, baixa condição socioeconômica, multiparidade, uso abusivo de bebida alcoólica e tabagismo.

O estigma associado aos transtornos mentais e a escassez de informações confiáveis, especialmente em português, foram alguns dos motivos apontados para a não procura de atendimento especializado por parte das gestantes. A depressão pós-parto é uma complicação que afeta cerca de 20% das mulheres neste período, embora as prevalências apresentem grande heterogeneidade quando comparam-se os países de alta renda com aqueles de média e baixa renda. Países com maior taxa de mortalidade materna e infantil e com grandes desigualdades sociais apresentam, sistematicamente, maiores prevalências de depressão pós- parto.

*com informações do Portal ENSP