projetos-em-destaque

Foto: Pete Ilicciev

Cinquenta: este é o número de laboratórios e departamentos da Fiocruz considerados centros de referência nacional ou internacional. Eles são fundamentais para as estratégias nacionais de saúde pública, já que possuem a estrutura necessária para dar respostas imediatas a problemas emergenciais, como epidemias ou novas doenças.

Esses laboratórios realizam procedimentos de alta complexidade, para complementação diagnóstica e controle de qualidade analítica de toda a rede, e são objetos de um projeto da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz) que trabalha para conferir mais agilidade no alcance desses serviços e uma melhor realização de ensaios de média e alta complexidade (100 mil, aproximadamente), além de 140 capacitações, estágios, assessorias e visitas técnicas (cerca de 120).

A boa execução do projeto é essencial para o Ministério da Saúde e em especial para o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab). Para a população, essa iniciativa significa maior eficácia, qualidade e segurança ao processo de recebimento e análise de amostras.