projetos-em-destaque

Foto: Pete Ilicciev

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) vem contribuindo de forma decisiva para a evolução da pesquisa e formação de recursos humanos na área de saúde no estado Amazonas e na Amazônia. Grandes passos já foram dados rumo à sua consolidação como instituição de pesquisa inserida entre os melhores institutos dessa natureza no Brasil. Mas, novos desafios se apresentam frente aos novos cenários que exigem padrões de atuação e de gestão diferentes.

Os grandes avanços da ciência e as importantes transformações econômicas ocorridas nas últimas décadas demandam uma instituição mais flexível em suas ações, mais atuante, por meio de ações de pesquisa e formação de excelência, de forma a contribuir para redução das desigualdades intra e inter-regionais. Com base nessas mudanças, será possível ter uma instituição mais inovadora nas áreas da pesquisa, ensino e gestão e de suas relações com os diversos segmentos que formam a sociedade amazônica, em especial a do Amazonas.

O projeto busca elaborar e implementar o Plano de Desenvolvimento Institucional (2015 – 2018) do ILMD como um processo de planejamento, norteador das tomadas de decisões em todos os níveis – estratégico, tático e operacional – assegurando a prática de uma gestão democrática, responsável e transparente. Além disso, serão elaboradas estratégias a curto, médio e longo prazo, vislumbrando o desenvolvimento da instituição.