projetos-em-destaque

 Foto: Vinicius Marinho / Fiocruz Imagens

Farmanguinhos é um laboratório farmacêutico oficial, vinculado ao Ministério da Saúde, que produz mais de um bilhão de medicamentos por ano, distribuídos à população do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, ainda assim, são necessários investimentos no fortalecimento e desenvolvimento das atividades do laboratório, já que o Brasil, apesar de se manter como um mercado importante (ocupa a 9ª posição no ranking internacional), está claramente afastado da fronteira tecnológica mundial.

O projeto de Fortalecimento e Desenvolvimento Institucional, Científico e de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos tem o objetivo de elaborar ferramentas, métodos e monitoramento que servirão para criar condições de atendimento diante do complexo ambiente farmacêutico, seguindo a legislação vigente e as normas regulatórias.

A ideia é implantar novas tecnologias de fabricação, desenvolver novos processos de Gestão da Qualidade, implantar normas ISO de boas práticas de fabricação, entre outras ações, como resposta à intensa transformação pela qual a indústria farmacêutica vem passando. São necessárias estratégias de produção como estas para que Farmanguinhos participe da dinâmica industrial global de modo ativo, sustentado e competitivo.