projetos-em-destaque

educacaoadistanciaok

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) tem o propósito de promover a reflexão sobre a confluência entre três campos científicos e de atuação profissional: a bioética, a diplomacia e a saúde pública. Nesse sentido, o núcleo desenvolve estudos, pesquisas e publicações que têm o objetivo de incentivar o debate envolvendo essas três temáticas.

Uma outra iniciativa do Nethis é um curso, realizado pela sexta vez em 2015, que tem sua estrutura baseada na articulação entre os conceitos-chave de desigualdades, desenvolvimento e cooperação. Diante disso, o curso busca propiciar aos participantes, ferramentas analíticas voltadas à problematização das condições de saúde no mundo, levando em consideração as práticas contemporâneas da cooperação entre países.

A modalidade de educação a distância se mostrou a mais adequada diante do objetivo de oferecer oportunidades educacionais em larga escala, para o máximo de alunos possível. A ampliação de oportunidades educacionais como essa é de grande interesse para o Brasil e outros países que atuam de maneira colaborativa em prol da formação de quadros técnicos e científicos multiprofissionais.

A realização do workshop é necessária para o desenvolvimento da plataforma educacional da Escola Fiocruz de Governo e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), parceiras no projeto de realização do curso. Esse esforço conta com a mobilização de especialistas e técnicos, visando ao estabelecimento de uma estrutura de qualidade que possa vir a ser utilizada em cursos de diversas modalidades realizados por instituições terceiras.