projetos-em-destaque

Desenvolvimento social interna

Localizado em Salvador/BA, o bairro Pau da Lima, na região de São Marcos, é um território com condições precárias de infraestrutura urbana, baixa escolaridade, baixo rendimento dos residentes e serviços públicos abaixo da demanda local.

Diante disso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza um projeto social na região com duração de 12 meses, o qual tem como objetivo promover o desenvolvimento social dos moradores a partir da realização de oficinas de formação social, tais como: Tecnologias Sociais, Comunicação, Cultura, Mobilização Social, Determinantes Sociais e Promoção da Saúde.

O projeto analisa, ainda, a dinâmica social dos moradores do bairro, verificando suas vocações e potencialidades para o desenvolvimento de tecnologias sociais através de um mapeamento de instituições formalizadas de saúde, meio ambiente, cultura e comunicação. Assim, localizando os atores sociais e capacitando-os para o desenvolvimento dessas tecnologias resolutivas para os problemas do território, levando em consideração as especificidades do local.