projetos-em-destaque

Vacina dengue

Este projeto é parte do processo de desenvolvimento de uma nova vacina tetravalente inativada de Dengue, resultado de um acordo entre a Fiocruz e o GlaxoSmithKline Biologicals. Entre as etapas do desenvolvimento, estão incluídos estudos clínicos buscando mostrar a eficácia e a segurança do produto, para que seja possível obter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

No entanto, antes da realização desses estudos clínicos, é necessária a realização de estudos epidemiológicos no país, buscando estudar a incidência de Dengue e dos sorotipos específicos de alguns municípios. É nesse contexto que se insere este projeto.

Compreender a incidência da Dengue é essencial para desenhar um ensaio de eficácia de uma vacina contra a doença. Para isso, é necessário selecionar voluntários de regiões geograficamente distintas, compreendendo que durante o período do estudo, algumas regiões podem ter elevado índice de transmissão, enquanto outras não. Por isso, o estudo será conduzido em pelo menos três cidades: Rio de Janeiro, Salvador e Manaus, com o objetivo de estimar a incidência de infecção sintomática por Dengue confirmada laboratorialmente na população do estudo.