quem-somos

A responsabilidade social na Fiotec se expressa pelo respeito ao meio ambiente e à diversidade humana; pelo compromisso com a educação e o desenvolvimento de pessoas; e pela articulação com a Fiocruz e a comunidade no entorno onde estamos inseridos. Contribuímos para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social por meio dos projetos que apoiamos, das parcerias que firmamos, das ações culturais e socioambientais que realizamos, e não permitimos, em nenhum dos nossos processos, qualquer tipo de discriminação.

Permeada por esse espírito, estamos nos organizando para criar a sistematização de nossas práticas, com o propósito de integrar os setores no planejamento estratégico das ações. Dessa forma, buscamos contribuir ainda mais para a saúde e o bem-estar de trabalhadores e da sociedade.


Valorização dos talentos

O trabalhador é fator primordial para cumprirmos nosso compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Valorizá-los, portanto, é nosso dever e prioridade. Com esse foco, adotamos as melhores práticas do mercado de trabalho na gestão de pessoas, guiadas pela ética, transparência e respeito mútuo, que devem caracterizar as relações de trabalho.

Além disso, temos como alicerce o desenvolvimento educacional de nossos trabalhadores. Para isso, possuímos uma política de benefícios relacionados à educação, que consiste no subsídio de parte do investimento do profissional em sua formação (graduação, pós-graduação e MBA) a participação em treinamentos e cursos de aprimoramento.

valorizao dos talentos

presença feminina

raio x dos profissionais

 

Programa Jovem Aprendiz
O Programa de Aprendizagem na Fiotec é voltado para a preparação e inserção de jovens com idade entre 16 e 22 anos no mundo do trabalho, em conformidade com a Lei nº 10.097/2000, e em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O programa conta com 20 jovens aprendizes fixos. Somos vistos como referência, tanto na aplicação, como nos resultados obtidos com o programa.


Fiotec Solidária

Campanhas voluntárias são realizadas na instituição com o objetivo de estimular o espírito solidário dos trabalhadores, beneficiando entidades que atuam em prol de diversos públicos em situação de vulnerabilidade e risco social. Também temos como prática a doação de itens sem utilização e em perfeito estado de conservação para instituições indicadas pela área de Cooperação Social da Fiocruz.


Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente é uma questão presente no dia a dia de muitas instituições, inclusive da Fiotec. Sempre nos preocupamos em ter atitudes sustentáveis. Com a construção da nossa sede, inaugurada em novembro de 2015, essa preocupação foi materializada em diversas medidas. Foram plantadas, em diversos locais do Rio de Janeiro, 622 mudas de árvores como medida compensatória para as 50 árvores que foram retiradas para dar lugar ao prédio.

O tipo de construção, que foi feita em módulos, também demonstra a preocupação com a questão ambiental, já que a quantidade de resíduos produzidos com esse tipo de material é bem menor do que os métodos de construções convencionais.

varanda

 

Em meio a tanta diversidade nas questões ambientais, a água é um ponto crítico e amplamente debatido. Levando isso em consideração, a estrutura da sede foi pensada para reaproveitar a água da chuva e água cinza (águas residuais de pias, chuveiros e lavatórios). Além disso, os botões de descarga de todos os banheiros são ecológicos (regulam a liberação de água) e as pias possuem torneiras economizadoras com sensores de movimento.
A iluminação do prédio é feita com luzes de LED, que são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz, utilizando bem menos energia. Para completar, a instituição dá seus primeiros passos para contribuir com a preservação do meio ambiente. Foi implantado o Plano de Ação de Coleta de Resíduos Sólidos da Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz) para o reaproveitamento de materiais recicláveis que vão para o lixo.


Patrocínio de projetos culturais

Preservar a tradição, a arte de um povo e valorizar, sobretudo, crenças, costumes e ideias deve ser uma busca constante de todas as instituições do País, inclusive aquelas voltadas para a saúde. Afinal, a cultura é componente essencial do processo de desenvolvimento e um dos caminhos de promoção da cidadania. Somos habilitados como Contribuinte Incentivador, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e estamos aptos a patrocinar projetos por meio da Lei do ISS.