A Fiotec iniciará, no decorrer do próximo mês, um programa de treinamento destinado à implantação de um sistema informatizado para os processos de concessão, aditamento e cancelamento de bolsas.
Esse sistema foi construído em bases que garantem maior segurança e confiabilidade, além de proporcionar mais agilidade e transparência nesses processos. Ele permitirá que os usuários, em parceria com os profissionais da Fiotec, atuem com maior proatividade na resolução de eventuais problemas, de modo a garantir que os compromissos aconteçam sem qualquer anormalidade.
Nosso objetivo é que todos os projetos sejam integrados ao sistema até o final do primeiro semestre de 2015. Assim, dado o grande número de projetos apoiados, e para que se possa atingir esse objetivo, optamos por fazer a implantação de forma gradual, efetuando ciclos de treinamento e liberação do sistema a grupos de projetos que previamente selecionaremos. Tal seleção será feita com base em critérios cuja definição estamos concluindo, e se destina a garantir que tenhamos recursos internos suficientes, de modo a dar suporte qualificado aos usuários dos projetos que estarão envolvidos na aplicação desse novo recurso.
Pretendemos que essa implantação não cause transtornos aos usuários dos projetos e aos projetos em si, e por isso estamos dando um passo de cada vez. Para que os usuários se sintam mais confortáveis, estaremos contatando os coordenadores selecionados para cada ciclo de treinamento com uma antecedência de cerca de trinta dias. Também forneceremos a todos, previamente, os tutoriais do sistema, pois com esse material em mão, eles poderão se preparar para obter melhor aproveitamento na ocasião em que forem treinados.
O Sistema de Bolsas (via web) é mais uma iniciativa da Fiotec no sentido de garantir eficácia e segurança, além de proporcionar maior eficiência ao processo, de modo a contribuir para o sucesso dos projetos em parceria com a Fiocruz.
Mauricio Zuma Medeiros
Diretor Executivo