Na última terça-feira (13/3), a Fiotec, o Instituto Empreender e o Instituto Benjamin Constant (IBC) confirmaram, durante uma reunião, parceria em um projeto de capacitação sócio profissional e inglês conversação para jovens carentes e pessoas com deficiência. As ações serão voltadas para membros do IBC e da Secretaria Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (SMPD), na faixa de 16 a 29 anos, além de alunos de 30 escolas do Rio de Janeiro.
Sob a representação de Márcia Lopes de Morais Nabais, diretora do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do IBC, Mariza Soares, diretora do Programa Enter Jovem Plus do Instituto Empreender, e Flávia Xavier, responsável pela parceria com a Fiotec, foram discutidos os detalhes finais do acordo. Estavam presentes também a subgerente da Assessoria Jurídica, Roberta Sereno, e a assistente Jurídica Marianna Magalhães.
O projeto tem previsão de 12 meses de duração e o objetivo é aumentar as oportunidades de colocação profissional por meio da formação social, profissional e em inglês básico. Espera-se que, ao final da execução do projeto, 80% dos inscritos estejam aptos a buscar oportunidades no mercado de trabalho nas áreas de organização de eventos, apoio administrativo, entre outros.
De acordo com a orientação do Ministério Público (MP), a Fiotec deve financiar e acompanhar o projeto, oferecendo-lhes assistência sempre que necessário. O Instituto Empreender será responsável pelo ensino, a partir da metodologia específica do Programa Enter Jovem Plus. Já o IBC disponibilizará materiais em áudio para deficientes auditivos e em braile ou ampliados para atender os alunos com nenhum ou com baixo grau de visão.
No total, serão beneficiadas 40 pessoas. O primeiro grupo iniciou as aulas no dia 19/3, no IBC, na Urca. Além dessa turma, serão contemplados jovens alunos de uma comunidade em Campo Grande.
Sobre o Instituto Empreender
Fundado em fevereiro de 2000, o Instituto Empreender atua no atendimento de jovens em situação de risco pessoal e social, tanto na qualificação para a inserção no mundo do trabalho, como na promoção do cooperativismo e do associativismo em comunidades menos desenvolvidas.
Por meio da metodologia Enter Jovem Plus, que atua com foco em Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, desenvolve habilidades tecnológicas básicas. Além de qualificar, o instituto busca o egresso do participante no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre o projeto.
Sobre o Instituto Benjamin Constant - IBC
O IBC é um centro de referência nacional para questões de deficiência visual. Possui uma escola, capacita profissionais, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftalmológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em braile e publicações científicas.
Conheça o instituto.
Foto: Jéssica Reis