A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) foi instituída como uma fundação privada sem fins lucrativos com o objetivo de prestar apoio às funções de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, produção de insumos e serviços, informação e gestão implementadas pela Fiocruz, conforme expresso no seu Estatuto elaborado com base no que determina a Lei nº 8.958/1994, regulamentada pelo Decreto nº 7.423/2010.
A relação com a Fiocruz está declarada no documento instituidor da fundação de apoio, tornando claro que a finalidade da Fiotec é contribuir para que a instituição apoiada continue sendo a maior instituição em ciência, tecnologia e inovação em saúde da América Latina, o que representa a possibilidade latente de avanços que beneficiarão a população do Brasil e do mundo.
A adequação legal do Estatuto, a renovação periódica do credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de outros credenciamentos, títulos e certificados evidenciam o esmero em um trabalho que possa potencializar os objetivos propostos em cada projeto.
A Fiotec, ainda, apoia projetos que prestam serviços gratuitos à população, por meio da parceria com a Fiocruz, nas funções de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, produção de insumos e serviços, informação e gestão. A atuação conjunta busca o alinhamento com a missão da instituição apoiada de fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.
São três os órgãos de administração e fiscalização da Fiotec. Eles contam com participação de membros da Fiocruz que ajudam a garantir o alinhamento no direcionamento estratégico de ambas as instituições. Esses órgãos asseguram à Fiotec sua eficácia e eficiência na execução dos projetos. O Conselho Curador é o órgão de deliberação e orientação superior, compostos por sete membros, que são indicados pelo presidente da Fiocruz e referendados pelo seu Conselho Deliberativo da Fiocruz. O Conselho Fiscal também é referendado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, mas a sua indicação parte da Presidência da Fiocruz, que indica três integrantes para fiscalizar a gestão econômica e financeira da instituição. A Diretoria Executiva é formada por quatro diretores, que conferem um norte institucional. Um dos diretores é escolhido como diretor executivo, responsável por coordenar as atividades da diretoria.
A estrutura organizacional da Fiotec, então, envolve os Conselhos Curador e Fiscal, a Diretoria Executiva, nove gerências e uma assessoria, de forma a qualificar a instituição para a sua finalidade.
A sede da Fiotec está localizada no Rio de Janeiro, no campus Expansão da Fiocruz, facilitando a interlocução com as equipes dos projetos. Com a intenção de ampliar essa proximidade, há, ainda, um escritório localizado em Brasília.
Clique aqui para entrar em contato.
Organograma
Conselhos e Diretoria
Conselho Curador
Priscila Ferraz Soares (presidente)
Flavia Silva
Clarissa Oliveira da Silva
Nercilene Santos da Silva Monteiro
Ana Claudia de Andrade Souza Leão
Stella Regina Carletti
Roberto Pierre Chagnon
Conselho Fiscal
Vânia Conceição Dornellas Buchmuller (presidente)
Sonáli da Silva Mota
José Orbilio de Souza Abreu
Diretorias
Diretora executiva
Cristiane Sendim
Diretor financeiro e de integridade
Mansur Ferreira Campos
Diretor administrativo
Marcelo de Amaral Wendeling
Diretora técnica
Vanessa Costa e Silva
Gerências e coordenações
Gerência Jurídica
Marianna Magalhães
Gerência de Comunicação Institucional
Janaina Campos
Gerência Financeira e Contábil
Alexandre Valinoti
Gerência de Logística
Luisa Cristina Couto da Silva
Gerência de Tecnologia da Informação
Evandro Maroni Gonçalves
Gerência de Pessoas
Raquel Raad
Gerência de Projetos
Maria Aparecida S. Ferreira
Coordenação Estratégica de Integridade e Compliance
Abrahão Nepomuceno
Coordenação Estratégica de Segurança da Informação
Expedito Lira