Livro 'Roucos e Sufocados' é lançado no Dia Nacional de Combate ao Fumo - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Os autores do livro: João Peres (esquerda) e Moriti Neto (direita).

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado, anualmente, no dia 29 de agosto e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco, em razão de o tabagismo ser considerado um problema de saúde pública, categorizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a principal causa de morte evitável no planeta.

Fruto da parceria entre o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a ACT Promoção da Saúde, o livro ”Roucos e Sufocados” foi lançado na manhã do Dia de Combate ao Fumo. O evento foi realizado na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). 

Como nasceu o livro

Escrito pelos jornalistas João Peres e Moriti Neto, o livro foi idealizado a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho do Paraná, aberta contra a indústria do tabaco. Denúncias de violações trabalhistas diversas, destacando a violação de trabalho infantil, motivaram algumas reportagens e posteriormente o livro. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco, atividade que envolve mais de 150 mil famílias em cerca 700 municípios principalmente dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Estima-se que 80 mil crianças na Região Sul trabalham na indústria do tabaco. Cientes disso, os jornalistas viajaram ao Paraná de onde partiu a denúncia, em 2011, para pesquisas e apuração.

Após três anos, em 2015, com um número maior de denúncias, fizeram uma nova viagem, dessa vez com o destino ao Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul, o maior centro de produção de tabaco no Brasil e de onde emana o discurso e o lobby em defesa do cigarro. As pesquisas realizadas anteriormente não foram consideradas suficientes, pois o assunto era considerado inesgotável e a cada pesquisa surgiam novos temas a serem abordados. De acordo com Moriti, foi assim que surgiu a ideia de escrever o livro, fruto de muitas investigações jornalísticas. 

Entre as várias reportagens que viabilizaram o livro, publicado pela editora Elefante, “Sob a fumaça a dependência” foi publicada pela Agência Pública, de jornalismo investigativo, em 2015 e recebeu a menção honrosa no prêmio da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra). 

“‘Roucos e Sufocados” não faz crítica aos fumantes, mas tem como objetivo mostrar, por meio de uma linguagem acessível, que o cigarro além de prejudicial à saúde, promove muitos outros malefícios como: o trabalho análogo à escravidão, violação de direitos humanos e exploração do trabalho infantil. Destacando tais desvantagens, o livro propõe uma reflexão sobre as consequências e malefícios causados ao ser adepto do fumo. 

Para comprar o livro, clique aqui

*Com informações do Portal Fiocruz