Brasília sedia Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde até sexta-feira (5/7) - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Desde ontem (2/7), mais de cinco mil pessoas, dentre gestores, profissionais de saúde e representantes de instituições ligadas à saúde pública e todas as esferas de governo, estão reunidas em Brasília para debater e trocar experiências sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esta edição do evento tem como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS” e dá um enfoque ainda maior às diversas experiências do SUS que têm demonstrado impacto positivo na vida das populações locais.

Como parte dessa programação, a 16ª edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS” merece destaque por ser a maior de toda a sua história, contando com a apresentação de 500 experiências de secretarias de saúde de todos os estados do país.

“O Congresso do Conasems vem dando cada vez mais importância para a apresentação de experiências locais na Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Acredito que esta tendência deva ser valorizada, pois costumamos ressaltar a importância do SUS pela apresentação de grandes números na realização de procedimentos cirúrgicos, imunizações e programas reconhecidos mundialmente. No entanto, as experiências locais revelam uma dimensão do SUS ainda pouco conhecida e que se apresenta na base do sistema, com práticas desenvolvidas no interior das unidades e nas comunidades e que contam com participação intensa de profissionais de saúde e gestores na solução de problemas a partir de iniciativas criativas e inovadoras”, destaca o coordenador do IdeiaSUS e chefe de Gabinete da Fiocruz, Valcler Rangel. Rangel será um dos comentaristas da Mostra. 

O melhor projeto de cada região será premiado com o valor de R$ 10 mil reais e o melhor de cada estado terá sua experiência registrada para a próxima temporada do Webdocs Brasil, Aqui tem SUS, uma websérie documental realizada pelo Conasems desde 2017 (veja aqui a playlist completa).

Continue lendo.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).