Entre os dias 6 e 8 de novembro aconteceu a 2ª edição do Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies), em Brasília. O evento, realizado pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica reuniu cerca de 80 fundações, representando 25 estados e o Distrito Federal.
O encontro é uma oportunidade única de realizar uma discussão no âmbito nacional sobre temas de grande relevância para o dia a dia das fundações, com a participação de profissionais, deputados, representantes de órgãos públicos e ministérios específicos. Nesta edição, foram abordadas questões como o Future-se, crise orçamentária da CT&I, Marco Legal, as pequenas fundações, fundos endowments, entre outros.
Além disso, os profissionais puderam trocar experiências, práticas e dificuldades que impactam a atuação das fundações, nos fóruns do Colégio de Procuradores, de Contadores, Comunicação e Tecnologia da Informação.
A Fiotec foi representada pelos seus diretores executivo e administrativo, Hayne Felipe e Marcelo Amaral, respectivamente; pelos gestores Evandro Maroni (TI), Alexandre Valinoti (Financeiro) e Luanara Damasceno (Qualidade); e pelas profissionais Marianna Magalhães (Jurídico) e Janaina Campos (Assessoria de Comunicação).
Abertura e homenagens
A abertura do Confies na noite no dia 6 de novembro foi marcada pela presença de senadores, deputados e autoridades da pesquisa, tecnologia e inovação, que receberam homenagens pela atuação ou parceria com o Confies. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi uma das homenageadas e foi representada por José Antônio Silvestre Fernandes Neto, da Fiocruz de Brasília.
Premiações
Durante o congresso aconteceu o II Prêmio TV Confies, em que a Fiotec foi a vencedora do 3º lugar com o vídeo “Inovação na Gestão de Projetos”, produzido pelos jovens aprendizes da instituição. Esse é o segundo ano consecutivo que a instituição inscreve uma produção elaborada pelos jovens aprendizes e conquista uma premiação.
A novidade desta edição foi o I Prêmio Boas Práticas de Gestão, um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis desenvolvidas pelas instituições, que contribuam para a melhor gestão das atividades desenvolvidas pelas Fundações de Apoio associadas ao Confies. A Fiotec venceu o prêmio com por meio da iniciativa “Implantação de Planejamento Estratégico Participativo”, que vem sendo trabalhada na instituição desde o ano passado.
Mais informações sobre o congresso e cobertura detalhada do evento podem ser conferidas no site do Confies.