Fiocruz participa da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A 17° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) acontece entre os dias 19 e 23 de outubro e conta com uma forte participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que inclui o evento na celebração dos seus 120 anos. Para reduzir o risco de contágio por coronavírus, pela primeira vez a SNCT será inteiramente online.

O tema escolhido para a Semana deste ano é "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira", ciência que busca com que uma máquina se assemelhe a um ser humano em alguns aspectos, como o modo de entender o mundo e tomar decisões. A instituição também irá abordar assuntos como a pandemia, inovações tecnológicas e a necessidade de investimento nas áreas de ciência e tecnologia.

A escolha da temática principal está relacionada, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ao potencial da IA no aumento de produtividade, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida e na redução de desigualdades, entre outros.

Na Fiocruz, por exemplo, a IA está presente no Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz), que estende-se desde o desenvolvimento de fármacos até o estudo de epidemias, e no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), que realiza estudos com base em projetos com grande volume de dados.

A SNCT é uma iniciativa do MCTI em parceria com secretarias da área nos estados e municípios, além de universidades, escolas e instituições de pesquisa e ensino. Para participar das mesas ministradas pela instituição ou assistir às gravações, acesse o site.