Diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão participando das comemorações pelo Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado na última sexta-feira (11/2). São diversas atividades, virtuais e presenciais, que fortalecem o compromisso da Fundação com a promoção da equidade de gênero na ciência.
Amanhã (16/2), o dia começa com a maratona de ciências HackGirls, que se estende até sexta-feira (18/2). O evento acontece presencialmente, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), responsável por coordenar as atividades ao lado do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB). Às 10 horas, no canal do YouTube da Casa de Oswaldo Cruz (COC), será iniciada a exibição de filmes Mulheres na Fiocruz: Trajetórias, contando um pouco sobre o processo de profissionalização das mulheres nas ciências no Brasil.
Ainda nesta quarta-feira (16/2), às 14 horas, acontecem simultaneamente o debate Desigualdades de gênero: desafios e caminhos para uma ciência emancipatória, com transmissão pelo YouTube da Ensp/Fiocruz, e a exibição de filme Meninas negras na ciência: fortalecendo a diversidade, ao vivo no canal do YouTube do Museu da Vida. A programação do dia termina às 15 horas, com a exibição do programa Boletim Ciência na plataforma do Canal Saúde.
Você pode conferir aqui a programação completa, com atividades previstas até 16 de março.
A promoção da equidade de gênero na ciência está entre os principais compromissos na atuação da Fiocruz, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas, com o objetivo de dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Com informações do portal da Fiocruz.