Salvador receberá fórum internacional sobre tecnologia e inovação social - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Entre os dias 19 e 21 de julho, Salvador será o palco de uma série de debates sobre tecnologia e inovação social no âmbito das iniciativas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estão abertas as inscrições para o I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta, que acontecerá de forma híbrida e reunirá representantes da Fiocruz, Nações Unidas (ONU), do governo de Portugal e da União Europeia.

A Fiotec patrocina a realização do evento, organizado em parceria pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), Atlantic International Research Centre (Air Centre), e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO Brasil). Está prevista para o fim do fórum a aprovação da Carta de Salvador, constituindo assim a Rede de Apoio à Tecnologia Social para Pessoas e Planeta.

O “I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta debaterá, além de aspectos conceituais, os facilitadores e barreiras para o desenvolvimento das tecnologias sociais; a promoção do protagonismo das comunidades nos processos de inovação e formulação de políticas, ciência cidadã e governança compartilhada; e a interação desses assuntos com fronteiras tecnológicas, a aplicabilidade e conexões com as políticas públicas”, comenta o coordenador da EFA 2030, Paulo Gadelha. Segundo ele, o evento tem o objetivo de criar uma rede permanente voltada a priorização da tecnologia social no esforço de realização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A mesa de abertura do fórum contará com a participação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, que ainda será palestrante da mesa Estado da arte e tecnologias sociais para a saúde, mediada por Paulo Gadelha. O debate reunirá Xiaolan Fu, do Technology and Management Centre for Development, da Universidade de Oxford, Reino Unido; Adélia Maria Carvalho, da Secretaria da Saúde da Bahia; e Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (TBC).

Durante três dias, o evento debaterá temas como o marco conceitual da tecnologia social, saúde, a água, o clima e a segurança alimentar e nutricional. Tudo isso em mesas estruturadas de forma a contextualizar o estado da arte das tecnologias sociais nestes temas e a dar exemplos de inovações sociais de sucesso implementadas por comunidades representativas. O fórum reunirá movimentos e instituições sociais, integrantes da academia, de instituições multilaterais, além de representantes do poder público.

Serviço

I Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação Social para as Pessoas e o Planeta
Data: 19 a 21 de julho de 2022
Local: Novotel Salvador Hangar Aeroporto, em Salvador, Bahia
Formato: híbrido
Inscrições: https://app.virtualieventos.com.br/forumtecsocial/inscricao


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).