Fiotec apoia Fórum Global do Pacto de Milão - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

banner site materia pacto milao

O 8º Fórum Global do Pacto de Milão (Milan Urban Food Policy Pact - MUFPP) é caracterizado como uma conferência internacional, de acesso gratuito e sem fins lucrativos, organizado por cidades para cidades signatárias do Pacto de Milão, parceiros e organizações atuantes na área de política pública alimentar. Por meio de sessões técnicas e debates institucionais de alto nível, o evento ofereceu uma ampla arena de discussão para as cidades graças à participação de atores nacionais e internacionais relevantes.

Durante as sessões plenárias e paralelas, atividades interativas e a cerimônia do Prêmio do Pacto de Milão, os delegados das cidades signatárias tiveram a oportunidade de trocar, debater e aprender sobre a justiça climática através das lentes alimentares e explorar como a alimentação pode ser uma alavanca para alcançar um mundo mais justo.

De acordo com Rômulo Carvalho, analista da Fiotec, o projeto acompanhado por ele, envolvido no Fórum e apoiado pela Fundação, pretende potencializar a agenda de sistemas alimentares sustentáveis, reforçar sua importância para o enfrentamento das questões de saúde pública diante da emergência climática e mobilizar os governos locais para se comprometerem a partir do apoio de redes e arranjos internacionais.

“A Fiotec contribuiu com a realização de atividades de apoio logístico, administrativo e gestão financeira ao desenvolvimento da execução do projeto. A participação da instituição foi fundamental para viabilizar a realização do Fórum Global do Pacto de Milão”, afirma Rômulo.

8º Fórum Global do Pacto de Milão

A edição de 2022 do Fórum aconteceu pela primeira vez na América do Sul, na última terça-feira (18/10), com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, e teve como tema Comida para nutrir a justiça climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo. Durante três dias, mais de 500 delegados de 162 cidades de todo o mundo participaram de debates e apresentação de projetos e resultados. A Fiocruz participou com a mesa-redonda Políticas públicas de segurança alimentar e saúde: uma visão da Fiocruz.

Na ocasião, foi assinado o Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão. O acordo internacional entre prefeitos lista 37 ações, agrupadas em seis categorias (Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento), para serem aplicadas como políticas alimentares nas cidades signatárias. Também serão definidos indicadores específicos para cada ação recomendada, a fim de monitorar os avanços na implantação do Pacto.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).