O polo de inovação Cubo Itaú, em São Paulo, recebeu a 1ª edição do evento Amigos do Cadastro, que debateu durante esta terça-feira (8/8) a importância da governança de dados para a otimização de processos de compra.
As discussões abordaram pontos como a governança de cadastro de materiais nas organizações, processo que feito de maneira eficiente e com controles preparados do início ao fim da cadeia, pode ajudar a reduzir custos indesejados. Garantir informações organizadas e acessíveis, por sua vez, confere mais consistência aos dados, permitindo que os profissionais tomem boas decisões mais rapidamente.
“Fiquei impressionado com a importância de estabelecer uma governança sólida e a aplicação de tecnologias avançadas para elevar a qualidade desses dados”, revela Rafael Freitas, analista de cadastros na Fiotec. Para ele, participar do evento foi valioso para adquirir insights e se atualizar sobre as mais recentes tendências e abordagens em gerenciamento de dados. Ao seu lado no evento, também representando a instituição, esteve Rafaela Oliveira, assistente de cadastros.
A otimização dos processos de compra é resultado da organização detalhada de dados dos materiais em diferentes sistemas eficientes. As mesas e palestras do Amigos do Cadastro destacaram a importância de se utilizar ferramentas de governança de qualidade, o que permite à organização identificar rapidamente itens necessários e facilitar a compra dos materiais a preços competitivos.
Rafael acredita que para além de ferramentas e processos eficientes, as equipes precisam estar comprometidas em adotar essas práticas. “Nosso empenho em aprimorar a precisão dos dados cadastrados na Fiotec não só otimiza nossos processos internos, como também traz uma dose extra de confiança em nossa regra de negócio”, completa.