Fiotec marca presença no Capacita Finep-Convênios, em São Paulo - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O Capacita Finep-Convênios reuniu no dia 22 de setembro, no auditório da Fiesp em São Paulo, instituições e empresas que tiveram seus projetos aprovados em editais abertos pela Financiadora em 2022 e 2023. A ideia foi capacitar essas organizações do ponto de vista da execução técnica e financeira, e prestação de contas desses projetos. Para isso, foram analisadas experiências já vividas em financiamentos passados, além de realizadas atividades práticas sobre preenchimento de relatórios, possíveis alterações nas equipes executoras, remanejamento de itens do orçamento, entre outros.

Marcia Perdonati e Sueny Lima, da equipe de Iniciação de Projetos da Fiotec, participaram dos estudos de caso e da troca de vivências entre representantes de diversas instituições. Na Fiotec, as profissionais são responsáveis por acompanhar a gestão de projetos financiados com recursos da Finep.

Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), abriu o evento com a exibição de um vídeo em agradecimento às organizações presentes. Em seguida, Elias de Souza, diretor de Inovação da Finep, mencionou o orçamento de R$ 2 bilhões previsto para 2023, e que pelo menos mais 10 editais devem ser lançados para este ano. O executivo anunciou que até 2026 esse orçamento terá um acréscimo de 20% a cada ano.

“Esses recursos são de extrema relevância para as ICT’s, sobretudo para a Fiocruz, por serem destinados não somente à pesquisa, mas também ao fortalecimento de sua infraestrutura por meio da aquisição de equipamentos e desenvolvimento de novas instalações”, ressalta Marcia.

Hoje, a Fiotec tem 11 convênios ativos firmados com a Finep, outros dois em processo de contratação, e mais 11 propostas de projetos em fase de avaliação. Somente este ano a instituição submeteu à Finep 10 propostas, que somam quase R$ 98 milhões.