A 11ª edição do Congresso Internacional de Compliance, realizada em São Paulo entre 25 e 27 de julho, contou com a participação ativa de equipes da Fiotec. A Fundação levou à capital paulista representantes de suas gerências de Integridade e Compliance, e Governança, Sustentabilidade e ESG, além de seu diretor Financeiro e de Integridade, e da presidente do Comitê de Ética institucional.
A importância dada pela Fiotec ao evento é mais do que justificada. O Congresso é reconhecido como o maior e mais inovador da América Latina no setor de compliance, reunindo também grandes nomes da governança, ESG, privacidade e riscos. De acordo com Luanara Damasceno, gerente de Governança, Sustentabilidade e ESG na Fiotec, os painéis abordaram temas variados e cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ESG, governança corporativa e compliance. Ainda segundo ela, entre os principais tópicos discutidos estavam: boas práticas de governança, ESG, compliance, análise e mitigação riscos, desafios e avanços da inteligência artificial, cibersegurança, assédio e saúde mental.
A gestora, inclusive, foi convidada pelo evento para apresentar um workshop sobre competência em ESG como elemento alavancador de profissionais e carreiras. Luanara conduziu a apresentação ESG Tamanho GG – Gente e Gestão. “Poder compartilhar a vivência da Fiotec em ESG, ressaltando a importância das pessoas (gente) e da gestão em um evento internacional e tão relevante como esse é um marco para a nossa instituição. É importante destacar o pioneirismo da Fiotec, pois pela primeira vez uma fundação de apoio marcou presença na agenda oficial do evento. E marcar presença nesses espaços é importante para que as pessoas conheçam e entendam o papel tão relevante dessas fundações para nosso País”, ressalta.
Recém-chegada à Fiotec com a missão de fortalecer a equipe e agenda de compliance na instituição, a analista Mariana Pecci também destaca a relevância de a Fundação ocupar um espaço tão importante: “foi uma excelente oportunidade para debatermos antigos e novos temas, com a contribuição da experiência de colegas de outras organizações, o que agrega muito no desenvolvimento e melhoria contínua do compliance na Fiotec, ao considerar as melhores práticas de mercado com as devidas adequações para uma fundação de apoio”.