(O diretor administrativo da Fiotec, Marcelo Amaral, em sua fala durante a mesa de abertura do evento. Foto: Diogo Ferraz)
No dia 17 de julho, foi realizado o lançamento do material didático do Projeto de Inserção Profissional Qualificada (IPQ), resultado de uma parceria entre Fiotec e UFRJ, por meio de seu Laboratório de Formação e de sua fundação de apoio, a Coppetec.
O encontro foi dividido em três grandes partes, a primeira foi a exibição de um vídeo idealizado pelo projeto, com depoimentos dos profissionais com deficiências da Fiotec e Coppetec que fizeram parte das comissões atuantes em seu desenvolvimento. No segundo momento, uma solenidade inicial, que contou com representantes das fundações e da universidade, para contextualizar a importância de um projeto como esse ser realizado. Por fim, o coordenador Fabio Zamberlan, Coordenador do Laboratório do Trabalho e Formação da Coppe/UFRJ, fez uma apresentação geral dos materiais e os escrivas dos livros tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre a contribuição de cada um deles.
Na ocasião, durante a mesa de abertura, o diretor administrativo da Fiotec, Marcelo Amaral, lembrou da fala de um profissional sem deficiência em uma conversa na instituição, afirmando que “não são as pessoas com deficiência que tem de se adaptar a nós, nós que temos que promover o ambiente, nós que temos que aprender a nos comunicar, nos é que temos que promover a acessibilidade”, e ressaltou a importância dessa perspectiva para que todos entendam a dificuldade e a necessidade de se comunicar com o outro.
“Um dos valores principais da nossa fundação é a questão da inclusão, então nós precisamos fazer isso valer na Fiotec. É algo fundamental para nós e para a Fiocruz. Então, a gente faz valor ao implementar ações que viabilizem a inclusão de todos os profissionais, para que gere comunicação, integração, valorização do trabalho, e esse material que estamos lançando será de grande utilidade para todos nós e muito rico, para que a gente possa compreender a interação que se dá na relação de trabalho entre profissionais com e sem deficiência”, finalizou Marcelo.
Livros lançados
As três obras disponibilizadas foram: Formação inicial: auxiliar administrativo; Formação continuada: assistente administrativo; e Formação para o trabalho: mudança atitudinal. O material, apesar de ser em formato de livro (PDF), é considerado uma formação, para três diferentes públicos, pois é dividido em aulas, composto por texto, vídeos e exercícios. O primeiro foi pensado para profissionais PCDs que estão entrando no mercado de trabalho sem nenhuma experiência, o segundo para os PCDs que já estão atuando no mercado, e o terceiro é para as pessoas sem diagnóstico estarem prontas para receber os profissionais PCDs de forma inclusiva.
Os livros são direcionados a inserção profissional de pessoas surdas, que foram o foco do projeto, inicialmente, por uma decisão de escopo.