A Fiotec representou as fundações de apoio durante o III Seminário de Responsabilidade Social da FGV, realizado em 30 de setembro no Centro Cultural da própria Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O evento debateu temas e técnicas relevantes às atividades de gestão, governança, questões tributárias e de regulação, além de o desenvolvimento institucional de entidades do terceiro setor.
Em meio a uma programação que debateu o investimento privado em iniciativas sociais, alternativas para a redução da evasão escolar no Brasil, economia circular e mudanças climáticas, além de a saúde e bem-estar de mulheres em vulnerabilidade social, o painel “Responsabilidade social na Reforma Tributária” convidou a gerente jurídica da Fiotec, Marianna Camargo, para compartilhar o impacto da legislação no trabalho feito pelas fundações de apoio. A gestora ressaltou a importância da imunidade tributária garantida a essas fundações, em seu apoio às instituições de pesquisa em saúde e inovação, como é o caso da Fiocruz. De acordo com Marianna, o volume de recursos economizado graças à isenção no pagamento de determinados impostos, é direcionado diretamente aos próprios projetos de pesquisa, impulsionando seu desenvolvimento e trazendo resultados mais rápidos à população.
"É importante participarmos ativamente deste tipo de evento para mostrarmos a realidade e atuação das fundações de apoio e, claro, dos projetos que apoiamos”, pontuou Marianna. No painel, a advogada esteve ao lado de Marcus Abraham, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Luiz Gustavo Bichara, Procurador Tributário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e Maurício Neves, Assessor Especial da Presidência da Fundação Educacional Severino Sombra e Professor da FGV.
Além de o convite para contribuição durante a programação do Seminário, a Fiotec pôde expor um pouco da sua atuação social em um estande reunindo materiais institucionais que apresentaram as ações e iniciativas relacionados ao tema do evento. O estande da Fiotec foi representando por Juliana Freitas, assistente social na, Luanara Damasceno e Christianne Barbosa, gerente e analista, respectivamente, de Governança, Sustentabilidade e ESG. A Diretoria Executiva, Cristiane Sendim, prestigiou todo o evento, corroborando o compromisso da Fiotec com a responsabilidade social.