O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, durante sua fala na mesa de abertura da 21ª SNCT.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acontece neste mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o Brasil sob o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Na Fiocruz, a programação vai até o dia 19 com atividades nas diferentes unidades da Fundação.
A 21ª SNCT na Fiocruz foi aberta oficialmente em 15 de outubro, com a participação especial da professora e pesquisadora Rosy Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No Auditório do Museu da Vida (RJ), a bióloga ministrou a palestra “Mulher negra e cientista: padrão ou exceção?”, em que contou um pouco sobre sua trajetória pessoal e pesquisas envolvendo a preservação dos biomas brasileiros e o papel da ciência na sustentabilidade ecológica. “Foi emocionante conhecer a trajetória da Rosy como mulher negra, da Baixada Fluminense, até chegar à posição de cientista e tornar-se referência para novas gerações”, comentou Thatiane Pinto, analista da Fiotec presente na ocasião. Ao lado dela estavam, também representando a instituição, as profissionais Adrielly Faria, Aline Costa, Fabiana Francelino, Laís Antunes e Marcia Perdonati.
O time de analistas de Iniciação e Execução de Projetos foi o responsável por acompanhar de perto as atividades de apoio da Fiotec ao projeto que deu vida a programação da SNCT na Fiocruz. Uma gestão compartilhada feita ao lado da equipe do Museu da Vida Fiocruz, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC). O convite para sua participação no evento veio da chefe do Museu da Vida, Ana Carolina Gonzalez, que destacou o apoio fundamental da Fiotec para a realização bem-sucedida da Semana.
O dia de abertura do evento contou ainda com uma mesa composta pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira; pela Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Machado; pela coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe; pelo diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo; e pela coordenadora do GT SNCT e chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez.
A programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua na Fiocruz com atividades para todos os públicos. No sábado (19/10), no Campus Manguinhos da Fundação (Av. Brasil, nº 4.365), acontecem oficinas de foguetes e tinta invisível, além de visita mediada ao Castelo Mourisco e muitas outras atividades.
> Acesse aqui a programação completa da 21ª SNCT na Fiocruz.