Matéria produzida com a colaboração de Eduardo Mello
A Fiotec esteve presente em mais um encontro anual do projeto CUIDA Chagas, que reúne membros das instituições envolvidas no consórcio para analisar as ações implementadas no ano vigente e projetar objetivos para um futuro próximo. Desta vez, as reuniões aconteceram em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, entre os dias 14 e 18 de outubro.
A programação do encontro contou com reuniões envolvendo representantes dos ministérios da saúde da Bolívia, Brasil, Colômbia e Paraguai, além de agentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Findechagas e Unitaid. As pautas discutiram a implementação do projeto nos diferentes países integrantes do consórcio.
O encontro também proporcionou a formação de grupos de trabalho para discussões mais aprofundadas sobre temas específicos. Foram debatidos Estudos de Implementação; Ensaio Clínico; Estudo de Validação; Mercado e Finanças. Este último GT contou com a participação dos analistas de Projetos da Fiotec, Eduardo Mello e Luiz Martins. Os profissionais apresentaram dados financeiros do projeto, um levantamento sobre as compras e gestão de produtos de saúde (health commodities), além de um feedback sobre os processos de auditoria.
O consórcio
O Projeto CUIDA Chagas (Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a doença de Chagas) combina pesquisas de implementação e inovação com o objetivo de desenvolver uma abordagem abrangente e integrada para alcançar sua meta: contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas (DC) na América Latina.
Sua proposta é beneficiar mulheres em idade fértil, seus filhos e contatos domiciliares, aumentando e intensificando o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado integral para a DC por meio de abordagens inovadoras e sustentáveis.