Fiotec leva representantes ao Pasteur Network Annual Meeting - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Fiotec leva representantes ao Pasteur Network Annual Meeting 2024
A analista Lara Dias, à esquerda, ao lado de Rafaela Delduque, Lidiane Nascimento e Renan Capossi, profissionais da equipe de Projetos Internacionais na Fiotec

O Rio de Janeiro recebeu a edição 2024 do Pasteur Network Annual Meeting, entre os dias 21 e 23 de outubro. Este ano, o evento foi organizado em parceria com a Fiocruz e contou também com a participação de representantes da Fiotec. A Pasteur Network é uma aliança global que reúne mais de 30 instituições com o objetivo de superar desafios por meio da ciência, inovação e saúde pública. Hoje, a rede está presente em 25 países de cinco continentes diferentes, incentivando uma comunidade dinâmica de troca de conhecimento e experiências.

O encontro discutiu, entre outros tópicos prioritários em saúde, o impacto das mudanças climáticas em doenças infecciosas como a dengue, além de a preparação para possíveis epidemias e as mais recentes inovações em diagnóstico, equidade em vacinação e no acesso à saúde. Essa foi a primeira edição do evento realizada em um país das Américas.

A cerimônia de abertura do Annual Meeting reuniu a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade; o presidente da Fiocruz, Mario Moreira; o presidente da Pasteur Network e CEO do Instituto Pasteur de Dacar, Amadou Sall; a diretora executiva da Pasteur Network, Rebecca Grais; além de a vice-presidente da Pasteur Network e presidente do Instituto Pasteur, Yasmine Belkaid.

Os três dias de programação ofereceram palestras comandadas por representantes do Instituto Pasteur de diferentes localidades, bem como por profissionais da Fiocruz e do Ministério da Saúde brasileiro. De acordo com Lara Dias, analista da Fiotec presente no evento, uma série de painéis discutiu temáticas voltadas ao conhecimento e avanço científico, abrindo espaço para um amplo debate. “Atuo em projetos financiados pelo Instituto Pasteur há muitos anos e foi incrível ter a chance de conversar com profissionais de lá, além de finalmente conhecer pessoalmente parceiros com quem eu só lidava por telefone ou videochamada”, celebra.

O Instituto Pasteur
É uma fundação privada, sem fins lucrativos, com a missão de ajudar a prevenir e combater doenças infecciosas por meio da pesquisa, educação e iniciativas de saúde pública. O Instituto desenvolve diversos projetos grandiosos em parceria com autoridades científicas internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de instituições de pesquisa de referência, como é o caso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

> Conheça melhor o Instituto Pasteur.