A Rede Filantropia realizou em São Paulo a décima edição da CAPTA – Imersão Avançada em Captação de Recursos, reunindo projetos sociais e instituições do Terceiro Setor em um treinamento sobre como engajar parceiros e doadores de forma eficaz e sustentável financeiramente. A Fiotec levou ao evento representantes de suas equipes de Iniciação de Projetos, responsáveis na instituição pela captação de recursos voltados a projetos desenvolvidos pelas unidades Fiocruz.
“O evento permitiu que a gente entrasse em contato com diversos profissionais do Terceiro Setor, proporcionando uma troca de experiências muito valiosa. Também pudemos aprender muito sobre a importância da captação de recursos para organizações sem fins lucrativos e os meios pelos quais ela pode ser colocada em prática”, comenta a assistente Gabriela Arruda.
Ao longo de uma semana, a imersão apresentou aos participantes novas técnicas e ferramentas que auxiliam na mobilização de novos recursos para projetos sociais em diversas áreas. Segundo a analista Carolina Canedo, “a CAPTA 2024 permitiu o intercâmbio com diferentes áreas do Terceiro Setor e apresentou uma cultura de captação de recursos que seja profissional e estrategicamente planejada”.
A CAPTA 2024 ofereceu em sua programação painéis voltados ao planejamento institucional necessário para a captação de recursos, levando em consideração os aspectos jurídicos que envolvem o trabalho; gestão financeira e contábil da captação; o relacionamento entre partes como alicerce nos processos de captação; além de dicas práticas sobre como estruturar um plano ágil de captação de recursos.
“Além de todo conhecimento adquirido através dos palestrantes, foi enriquecedor conhecer um pouco do trabalho de outras organizações e refletir sobre as técnicas e ferramentas de captação”, destaca a analista Renata Alves, colega de Gabriela na equipe de Iniciação Internacional de projetos da Fiotec.