Fiotec participa da comemoração do 1º ano de atividades do Isags - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) comemorou, na última quarta-feira (25/7), seu primeiro ano de atividades. A Fiotec, como parceira, participou da confraternização, representada pelo gerente geral, Adilson Gomes dos Santos, a gerente de Projetos, Maria Aparecida Ferreira, o coordenador de Projetos em Execução, Ailton Canuto, e o analista de Projetos Rafael Cabral. A solenidade aconteceu na sede do instituto, no centro do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, agradeceu o trabalho da Fiotec, ressaltando que a instituição sempre se preocupou em agilizar os processos a fim de que o instituto ficasse pronto para iniciar suas atividades.

Fruto da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o Isags tem como principal objetivo promover o intercâmbio, a reflexão crítica, a gestão do conhecimento e a geração de inovações no campo da política e governança da saúde, colocando à disposição dos Ministérios da Saúde da América do Sul as melhores práticas e evidências para qualificar a administração no setor. Ao todo, 12 países integram o órgão.

O instituto foi estabelecido com o desafio de buscar uma agenda inovadora para temas que afetam a América do Sul, onde serão estabelecidos seus projetos e diretrizes, tendo como base as diversas transições que a saúde vem enfrentando. São elas: a transição demográfica, que traz impactos substantivos para os sistemas de saúde, principalmente no âmbito da organização e dos custos, e a transição epidemiológica, em que as doenças crônicas e as violências prevalecem.

O Centro de Relações Internacionais e Saúde (CRIS), órgão da Presidência da Fiocruz, foi designado como interveniente e supervisor do projeto. A Fiotec, além de gerenciar a reforma da área da sede para instalação do instituto no ano passado, continua apoiando a coordenação do projeto nas atividades de gerenciamento financeiro e administrativo.

Ailton Canuto comentou a importância do trabalho da Fiotec no projeto, que se destaca desde a implantação do Isags. “Nossa participação nesta comemoração vem consolidar nosso papel como fundação de apoio e a nossa responsabilidade em executar os projetos da Fiocruz com qualidade, transparência, apostando no investimento cada vez maior de pessoal qualificado”, afirmou o coordenador de Projetos em Execução.

Representando a Fiocruz, participaram da confraternização o diretor do CRIS e coordenador geral do projeto, Paulo Buss, José Roberto Ferreira – que também é coordenador do projeto –, a Chefe de Gabinete Mariana Faria e toda equipe de execução do Isags.