13° Enancib, apoiado pela Fiotec, termina com aumento do número de inscritos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Com um aumento de 17,2% no número de inscritos em relação à última edição, terminou na quarta-feira (31/10), o 13° Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), que ocorreu no Rio de Janeiro de 28 a 31/10, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), com apoio da Fiotec.

Durante os quatro dias do evento, 708 pesquisadores assistiram as 315 apresentações que ocorreram nos 11 grupos de trabalhos (GTs). A abertura contou com a palestra da pesquisadora uruguaia Judith Sutz, que falou sobre Conhecimento, inovação e inclusão social. Potencialidades e limites da sociedade em rede.

Ao todo, 481 trabalhos foram submetidos e desses, 315 aprovados. A maratona de apresentações começou na manhã da segunda-feira, 29/10, nas salas ocupadas pelos 11 Grupos de Trabalho (GTs). Além das apresentações, a exibição dos pôsteres digitais no mezanino do 1º andar do Centro de Convenções atraiu muitos visitantes. Os quatro cursos oferecidos no estande do Icict foram outro ponto alto do evento, sempre lotados.

Para os pesquisadores seniores e juniores essa foi uma das melhores edições do Enancib, pela riqueza e diversidade dos temas abordados, além da transdisciplinaridade ocorrida em muitos GTs. Fechando o Encontro, houve a reunião de avaliação com coordenadores de pós-graduação e dos GTs, liderada pela presidente da Ancib, Isa Freire, e pela presidente do 13° Enancib, Cristina Guimarães (PPGICS/Icict/Fiocruz).

Cristina Guimarães ressaltou os números do evento e falou que “raríssimas vezes se viu pessoas nos corredores nos horários das apresentações. Um evento no qual nos horários de trabalho todos trabalham é maravilho”, disse. Ela também agradeceu à Assessoria de Comunicação e os laboratórios do Icict, e a Diplan – Diretoria de Planejamento da Fiocruz pelo apoio que o evento recebeu. Já Isa Freire afirmou que “o evento não só atendeu, como superou as expectativas. Quero agradecer a todas as pessoas que vestiram a camisa do Enancib”, falou emocionada.

Na reunião, os coordenadores de GTs fizeram um balanço do número de trabalhos apresentados, da frequência nas sessões, sugeriram modificações para as inscrições e avaliações dos trabalhos. Muitos coordenadores encerraram seus mandatos nessa edição e outros foram eleitos. No GT 11 – Informação e Saúde, por exemplo, Cristina Guimarães passa a ser a nova coordenadora, no lugar de Jorge Biolchini, que tornou-se consultor. A professora Zeny Duarte de Miranda, da UFBA, é a vice.

Ao final da reunião, houve o sorteio de livros para os professores presentes e, Isa Freire, mais uma vez agradeceu a todos pelo empenho na realização do Encontro: “Obrigada a todos que ajudaram a fazer esse Enancib inesquecível para cada um de nós. Até Florianópolis!”, bradou.

*Informações da CCS/Fiocruz