Nos dias 7 e 8 de novembro o coordenador de Projetos, Ailton Canuto, e o analista de Projetos, Rafael Gomes, ministraram o treinamento sobre o Manual de Execução de Projetos da Fiotec em Brasília, prédio da Fiocruz, para equipe do projeto “Qualificação das Ações do Planejamento Estratégico do Ministério da Saúde”, apoiado pela Fiotec. Trata-se de um projeto piloto e estratégico dentro do Mistério da Saúde e que o bom andamento podem resultar em novas oportunidades à Fiotec. “O desafio é provar que somos capazes de desenvolver projetos estratégicos, aplicando as melhores práticas, superando inclusive os projetos que são desenvolvidos através de parcerias com organismos internacionais”, afirmou Ailton.
O objetivo do projeto é promover a qualificação dos instrumentos de gestão por meio de estudos, pesquisas e publicações, visando à produção de conhecimento no campo do monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS) com geração de ganho de produtividade e eficiência. A ideia é, dessa forma, prover o sistema de planejamento corporativo da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, de diferentes metodologias e instrumentos qualificando-o, assim, em direção a uma gestão estratégica de alto desempenho com foco em resultados.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid), Adail de Almeida Rollo; a consultora Técnica de Projetos, Ana Virgínia Cardoso; a assessora técnica do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Dayanne de Mendonça Vieira; a coordenadora-geral do Gabinete do Ministro, Jannayna Martins Sales; e o assessor técnico do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Oswaldo Noronha.