A abertura oficial do 30º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies 2012) foi realizada ontem (26/11), no Clube Monte Líbano. A mesa de abertura foi composta pelo diretor executivo da Fiotec, Maurício Zuma Medeiros, o vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Ivaldo Dário da Silva Pontes Filho, e o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.
O Encontro é realizado anualmente pelo Confies e a Fiotec - que é uma das afiliadas ao órgão - foi eleita para organizar o evento deste ano, com o objetivo de abordar as boas práticas adotadas pelas instituições no apoio à execução de projetos de suas apoiadas e contribuir para a operacionalização das demandas, de modo a garantir a transparência das negociações e o aperfeiçoamento da matéria técnica e jurídica na prestação de serviços de todas as fundações.
Em seu discurso, Maurício Zuma deu boas-vindas aos participantes e foi enfático ao criticar a forma injusta que as fundações são tratadas. Ele ressaltou que o Encontro vai materializar a proposta de mudança de postura feita ao Confies na ocasião em que a Fiotec se candidatou a sediar o evento deste ano.
“O Decreto 7.423 gerou muitas dúvidas e apenas uma certeza: a forma com que foi instituído, sem consulta ou discussão prévia, deixa clara a falta de prestígio de nossas fundações e o desconhecimento sobre o que fazemos. Essa situação continua nos afetando profundamente e precisa ser mudada”, complementou o diretor executivo da Fiotec.
Pedro Barbosa, que representou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou a importância da discussão acerca da atuação das fundações de apoio e defendeu o papel delas na sociedade. “A Fiocruz não seria a instituição que é se não fosse a Fiotec”, disse.
O evento
Depois dos discursos iniciais, aconteceu a apresentação da Velha Guarda da Portela, que animou a confraternização dos participantes. O vice-presidente do Confies exaltou a inovação do formato da abertura. “Trata-se de uma solenidade e um evento social juntos, o que nunca aconteceu”, afirmou Ivaldo Dário, que preside o Conselho em substituição ao presidente Paulo Ignácio Fonseca de Almeida, que por motivos de saúde não comparecerá ao Encontro.
O advogado da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) Jaílson Agostinho, elogiou a organização do evento e a receptividade da Fiotec. “Talvez este Encontro seja um grande marco para o Confies. Tenho certeza, pela escolha dos palestrantes, que o evento será muito enriquecedor. Espero que todos aproveitem”, comentou.
Adriana Maria Maia, advogada da Fundação Christiano Otton (FCO) e da Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia (FEPMVZ), lamentou ter vindo para participar somente do Colégio dos Procuradores, realizado no primeiro dia. “O evento é muito importante porque proporciona interação e troca de experiências e anseios. E quanto à confraternização, está espetacular”, disse.
O Confies 2012 segue com atividades ao longo do dia no Rio Othon Palace. Clique aqui para acessar a programação.
Acompanhe o evento em tempo real pelo Facebook da Fiotec.