30º encontro nacional das fundações de apoio termina; edição é considerada um marco no Confies - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Do dia 26 a 29 de novembro, foi realizado o 30º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies 2012), organizado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), no Rio Othon Palace. Durante os três dias de evento, os participantes puderam desfrutar não só das maravilhas do Rio de Janeiro, mas também de oficinas e palestras que abordaram importantes assuntos do dia a dia nas fundações de apoio. A edição está sendo considerada um marco no Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), órgão que realiza o evento anualmente.

No total, aconteceram nove oficinas e cinco painéis. Durante os debates, foi ressaltada, principalmente, a importância das fundações de apoio se unirem e se fortalecerem diante a sociedade. Outro ponto enfatizado foi a relação das fundações com os órgãos controladores, que pouco reconhecem essas instituições, e a insegurança jurídica que esta postura causa. Em uma das palestras, o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Tomáz de Aquino Resende, enfatizou a necessidade de agir. “O Confies tem que comprar uma briga grande de mudança legislativa com os órgãos. Não dá para ficar a mercê dos controladores”, afirmou.

Além das relações externas, o funcionamento interno das fundações também foi amplamente debatido. No primeiro dia do evento, o Encontro dos Comunicadores possibilitou aos representantes da Comunicação das fundações a discussão de estratégias e problemas comuns. No mesmo dia, o Colégio de Procuradores abordou assuntos controversos, polêmicos e fundamentais para o desenvolvimento das fundações. As oficinas “Olá, muito prazer” e “Gerenciamento Eletrônico de Documentos” também trouxeram para discussão questões internas, apontando soluções.

Marcofiotec nov29_0007

O evento reuniu inúmeras fundações e foi considerado um sucesso segundo as informações contidas nas fichas de avaliação disponibilizadas aos participantes. Encerrado, o encontro lançou um grande desafio que as fundações têm pela frente: mudar o cenário atual. “Tudo que foi ouvido nos deixa um dever de casa a cumprir. Os discursos mostram total sintonia com a mudança que quisemos propor nesse Confies. Se queremos mudar para ter mais êxito nas nossas funções, temos que trabalhar juntos. Foi isso que quisemos mostrar este ano”, afirmou Mauricio Zuma Medeiros, diretor executivo da Fiotec.

Acesse o site do evento para obter detalhes sobre os assuntos abordados.

Fotos: Sergio Ricardo