Fiotec participa da primeira formatura de turmas inclusivas do programa Enter Jovem Plus - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

principal enter_jovem_plusNa última quarta-feira (30/1) aconteceu a formatura de cinco turmas inclusivas do programa Enter Jovem Plus – projeto de capacitação profissional e inglês conversação. Essa foi a primeira certificação para alunos portadores de necessidades especiais por meio do programa. Cerca de 30 alunos se formaram na ocasião. O projeto é uma parceria do Instituto Empreender, com o Instituto Benjamim Constant (IBC) e a Fiotec, em parceria com a Chevron.

Representaram a instituição o gerente geral, Adilson Gomes dos Santos, a gerente de Recursos Humanos, Raquel Raad, a gerente da Assessoria Jurídica, Liz Mônica Serejo, a analista de RH Patricia Lopes e a assistente jurídica Marianna Magalhães.

Entre depoimentos de alunos, ex-alunos e uma linda apresentação musical de umas das estudantes que é deficiente visual, os formandos deram um importante passo em suas carreiras profissionais e, agora, buscam oportunidades de trabalho.

Convidado a discursar, o gerente geral da Fiotec se emocionou ao falar dessa iniciativa. “Este é um momento único e especial, um momento histórico para a Fiotec. Essa foi a primeira oportunidade da instituição em lidar com um processo de inclusão como esse. Precisávamos atender à cota para portadores de necessidades especiais estabelecida pelo Ministério Público e isso foi possível através dessa parceria”, disse Adilson.

Ele acrescentou que, para a Fiotec, apoiar o projeto representa aprendizado. “Com certeza nós aprendemos muito mais com os exemplos desses alunos do que eles com qualquer um de nós. Sempre que tivermos oportunidade de acolher formandos desse programa, nós o faremos. Em nome não só da Fiotec, mas em meu nome, quero desejar muita sorte e felicidade para cada um de vocês”, concluiu o gerente geral.

A parceriasecundria enter_jovem_plus

O Enter Jovem Plus é uma metodologia de empregabilidade, por meio da qualificação social e profissional, de jovens que necessitam de colaboração efetiva para se capacitarem e estarem aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Em março de 2012 a Fiotec, o IBC e o Instituto firmaram uma parceria que busca contribuir para o aumento de colocação profissional para pessoas com deficiência, socialmente e economicamente desfavorecidas. Na Fiotec, o projeto foi iniciado e conduzido pelo departamento de Recursos Humanos e a Assessoria Jurídica, após uma determinação do Ministério Público.

Durante a formatura, a diretora do programa, Mariza Soares, frisou a importância da parceria com a Fiotec. “Foi muito importante para consolidar um trabalho que vinha sendo feito sem muitos recursos. Houve a possibilidade de criarmos mais turmas e termos mais ferramentas, como softwares específicos e tradutora de libras (linguagem de sinais usada com portadores de deficiência auditiva), o que tornou possível levarmos os alunos para conhecerem lugares diferentes. Estamos muito felizes com o que está acontecendo aqui hoje e muito satisfeitos com o entusiasmo e motivação das colaboradoras da Fiotec com o programa”, disse.

O Enter Jovem Plus também tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Grupo + Unidos e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Niterói (Apada Niterói).

Mais informações no site do programa.