A 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST), que será realizada pela primeira vez na América Latina, acontecerá em Salvador, na Bahia, entre os dias 5 e 8 de maio de 2014. A Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), por meio do Museu da Vida, fará a organização do evento com o apoio da Fiotec. O tema central será “Divulgação da Ciência para inclusão social e o engajamento político”.
Considerado o mais importante fórum internacional em divulgação científica, o PCST é uma boa oportunidade de compartilhar experiências, desafios e entrar contato com a diversidade de projetos de divulgação científica no país e na América Latina. Aqueles que se inscreverem até 7 de abril de 2014 terão 25% de desconto no valor da taxa inscrição. Os interessados em enviar propostas poderão encaminhar entre 1º de maio e 1º de setembro de 2013.
Discussão sobre o tema
Atualmente, a divulgação da ciência é desafiada pela necessidade de maior engajamento político a favor da inclusão social em diferentes pontos: pessoas de baixa renda que não têm acesso à educação e aos benefícios da ciência; pessoas que vivem em áreas remotas e que não têm acesso a centros de ciência e aos benefícios da ciência; imigrantes que tenham dificuldades de entender a língua e o contexto cultural; pessoas com deficiências que não tenham ações de divulgação científica pensadas para elas; entre outros.
A conferência PCST no Brasil visa abordar essas questões, evocando o debate sobre como levantar estratégias mais inclusivas, tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, assim como estimular a sociedade para o engajamento público pela ciência e tecnologia e criar novos modelos e práticas para a comunicação e participação.
Importância do Brasil como sede
Com o crescimento da importância do papel do Brasil no cenário mundial da ciência e os incentivos governamentais de apoio à sua divulgação, o momento foi considerado certo para que a conferência PCST seja realizada pela primeira vez na América Latina. A escolha do local também busca motivar a participação de estudantes e pesquisadores que, de outra forma, não teriam a oportunidade de participar deste evento internacional, assim como ajudar a equalizar as contribuições de cada região para o debate internacional sobre o tema.
Mais informações no site do evento.