Nos dias 25 e 26 de abril, as analistas de Projetos da Fiotec Eliana Cavalcante, Rachel Trani e Grasielle Martins participaram da Jornada Internacional Pré-ALAS na saúde – Brasil/Chile. O evento foi organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com o apoio da Fiotec. Na ocasião, as analistas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a saúde física, mental e inclusão social da 3ª idade, além de temáticas sobre a violência contra as mulheres e desigualdades sociais no Brasil e no Chile.
Para as colaboradoras, participar da jornada foi muito produtivo. “Nessas oportunidades podermos entender mais o projeto e visualizar, na prática, a contribuição do nosso trabalho para o desenvolvimento da saúde pública e do conhecimento científico”, disse Rachel, que faz parte da equipe de Iniciação de Projetos. “Nós da Iniciação muitas vezes ficamos meses em negociação com a coordenação do projeto, ajudamos no planejamento e nem sempre temos a oportunidade de participar dos eventos. Para nós foi um marco”, explicou.
Trabalhando na Fiotec há menos de três meses, Grasielle, que é a atual responsável por esse projeto na Fiotec, teve o evento como uma boa experiência prática. “Muitas vezes ficamos muito envolvidos com os procedimentos operacionais e não conseguimos nos envolver com o objeto do projeto na sua prática. Porém, desde que assumi meus projetos tento, na medida do possível, trazer isso para o meu dia a dia”, contou a colaboradora.
O evento
A primeira mesa do evento, intitulada “Estado, democracia e políticas públicas na América Latina”, tratou do tema da saúde mental e do envelhecimento, bem como da importância das redes sociais na sociedade individualista. Também foi abordado o padrão atual do estado de bem-estar no Brasil, chamando atenção para a contradição que o país vivencia. O segundo dia da Jornada o tema foi a democratização, mediação e sociabilidades na saúde no contexto latino-americano.
A Jornada Internacional Pré-Alas na Saúde contribuiu para a geração de um amplo material, incluindo um livro que será lançado durante o Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, em Santiago.
*Com informações da Rede de Escolas Técnicas do SUS