As colaboradoras da Fiotec Roberta Sereno de Carvalho (Assessoria Jurídica) e Aline Caputi (Recursos Humanos) participaram ontem (4/6) do Primeiro Encontro de Gestores de Escolas Parceiras do Enter Jovem Plus, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi reunir os diretores das escolas e representantes das instituições parceiras para demonstrar o trabalho realizado com alunos 3º ano do ensino médio da rede estadual, que visa à capacitação profissional de jovens carentes e portadores de deficiência. A Fiotec é parceira nesse programa, junto com o Instituto Empreender e o Instituto Benjamin Constant (IBC), desde o ano passado.
O Enter Jovem Plus é uma metodologia de empregabilidade, por meio da qualificação social e profissional, de jovens que necessitam de colaboração efetiva para se capacitarem e se tornarem aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. As ações são voltadas para membros do IBC e da Secretaria Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (SMPD), na faixa de 16 a 29 anos, além de alunos de 30 escolas do Rio de Janeiro.
Resultados
O papel da Fiotec é financiar e acompanhar o projeto, oferecendo assistência sempre que necessário. “Foi importante participarmos desse encontro, porque tivermos a oportunidade de conhecer os resultados alcançados até agora e saber que realmente o programa está consolidado no IBC”, comentou Aline. De acordo com a diretora do programa, Mariza Soares, o apoio da Fiotec já possibilitou melhorias: abertura de novas turmas, aquisição de novas ferramentas de trabalho (softwares específicos), produção de materiais educativos, entre outras ações.
No período de 2009 a 2012, mais de 6 mil jovens foram beneficiados pelo Programa Enter Jovem Plus e mais de 40% tem conseguido inserção no mercado de trabalho e/ou dado continuidade aos estudos em universidades e escolas técnicas. Além do Rio de Janeiro, a metodologia foi implantada nos estados do Ceará, Pernambuco e Sergipe.
Para obter mais informações sobre o programa, acesse o site