Nesta quinta-feira (13/6), às 9h, será realizado na Fiocruz o seminário “Código Nacional de Ciência e Tecnologia (Projeto de Lei 2.177/11) – Estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no Brasil”. O evento, que é aberto ao público, acontecerá no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), no campus Manguinhos. A iniciativa foi da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata do tema. O encontro tem como objetivo promover o debate para o aprimoramento do texto do projeto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Participarão do debate o deputado Gabriel Chalita (PMDB/SP); presidente da comissão especial; deputado Sibá Machado (PT/SC), relator do projeto; deputado Edson Santos (PT/RJ), idealizador do evento; e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Entenda o projeto
A proposta do código surgiu por iniciativa da própria comunidade científica, através do Fórum de Secretários de Ciência e Tecnologia, de fóruns de fundações de apoio à pesquisa, com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências.
O projeto é simplificar a vida do pesquisador no Brasil e ampliar o campo de ação das instituições públicas envolvidas com a busca do conhecimento em ciência, alterando regras e procedimentos hoje contemplados em pelo menos uma dezena de leis e códigos. A ideia é estabelecer um novo regramento que estimule e acelere o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que retire entraves burocráticos e traga significativos ganhos para a sociedade brasileira São temas centrais da proposta as questões de compras de produtos, importação de equipamentos, desburocratização e contratação de serviços.
Serviço
Evento: Código Nacional de Ciência e Tecnologia (Projeto de Lei 2.177/11) – Estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no Brasil
Local: Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) – Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Horário: 9h
*Com informações da CCS/Fiocruz e Portal de Senado