Colaboradores da Fiotec visitam a Fundep para conhecer metodologia de indicadores - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Ramon Dias Azevedo, gerente de TI da Fundep, Luanara Damasceno, gestora pela Qualidade da Fiotec, Evandro Maroni, gerente de TI da Fiotec e Rodrigo Corrêa, supervisor de Desenvolvimento de Sistemas da Fiotec.O gerente de Tecnologia da Informação (TI), Evandro Maroni, a gestora pela Qualidade, Luanara Damasceno, e o supervisor de Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo Corrêa, visitaram na última quarta-feira (14/8) a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), em Belo Horizonte. O objetivo foi conhecer a estrutura da fundação mineira - que realiza a gestão de projetos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de outras instituições e centros de inovação -, em especial a metodologia de indicadores utilizada para medir os seus resultados e processos.  A criação de indicadores na Fiotec vai viabilizar o funcionamento da ferramenta de Business Intelligence (BI/inteligência de negócios), contratada neste ano, que vai proporcionar mais transparência, produtividade e efetividade às atividades da instituição.

O software de BI permite consolidar, pesquisar, visualizar a analisar diferentes fontes de dados, para posteriormente serem criados relatórios com essas informações. De acordo Evandro, os painéis de indicadores da Fundep servem de parâmetro para que a Fiotec possa implantar os próprios.  “Percebemos que eles possuem muitos indicadores com foco em resultados de projetos. O conhecimento adquirido nesse encontro vai agregar bastante o nosso trabalho”, comentou.

Rodrigo também avaliou a visita de forma positiva, já que, segundo ele, a Fundep é uma fundação de excelência sob todos os aspectos. “Conseguimos ter a visão total de como a equipe trabalha com seus indicadores e a metodologia adotada para chegar até eles”, exemplificou o colaborador.

Troca de experiências

Devido à adequação da instituição com vistas à certificação ISO (International Standardization Organization) 9001:2008, todos os novos sistemas e processos implantados na Fiotec passaram a seguir as normas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Por isso, a gestora do setor da Gestão pela Qualidade, Luanara Damasceno, também participou do encontro.

Ela destacou a troca de experiências entre as fundações de apoio. “A possibilidade de visualizar a realidade e as boas práticas de outras fundações é que nos permite ampliar a visão crítica da nossa própria gestão/atuação. Para nós, em particular, isso é importantíssimo e coerente, pois já abraçamos a bandeira da Qualidade na direção da excelência. Buscar este tipo de aprendizado é fundamental para este processo”, concluiu Luanara.