Entre os dias 23 e 27 de setembro as colaboradoras Flávia Estill e Patrícia Romanillos, supervisora e analista de Projetos Internacionais da Fiotec, respectivamente, participaram do curso “Gestão Financeira e Orçamento”, ministrado em Cuernavaca, no México, por iniciativa da União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. O objetivo geral do curso foi proporcionar aos participantes conhecimento sobre os processos financeiros aplicados em um programa de saúde, fortalecer gestores de recursos em áreas como planejamento orçamentário, processo e custos administrativos, acompanhamento financeiro e sistemas de controle.
Durante os cinco dias, as colaboradoras tiveram a oportunidade de interagir com gerentes de projetos, gerentes financeiros, coordenadores em áreas regionais, locais e internacionais de vários países. “A vivência em conjunto nos trouxe experiências ricas de crescimento profissional com várias culturas latino americanas trabalhando em uma mesma causa”, afirmou Flávia Estill.
O curso
Através da metodologia de leitura e discussões interativas, as aulas buscam capacitar seus alunos para que eles estejam aptos a comparar as formas orçamentárias atuais com as práticas bem-sucedidas; executar e analisar os orçamentos e fluxos de caixa em Excel; identificar os custos diretos e indiretos, orçamento, previsão e gestão de orçamentos; criar relatórios financeiros e técnicos eficazes; planejar projetos de forma eficaz e eficiente; reconhecer diferentes tipos de problemas relacionados com a classificação de custos; entre outros.
União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares
Fundada em 1920 para combater a tuberculose, a instituição hoje é um conceituado instituto internacional científico no âmbito da assistência técnica, pesquisa e educação. Conta com mais de 2 mil membros, entre organizações e indivíduos, comprometidos com a mesma missão: soluções de saúde para pessoas de baixa renda.
Atualmente, a União é financiadora do projeto apoiado pela Fiotec “Capacitação de inspetores de saúde para aumentar a aplicação do controle do tabagismo no Brasil”, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O objetivo é capacitar inspetores sanitários, proporcionando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para usar a Lei de Controle de Tabaco e estabelecer protocolos de aplicação da regulamentação.
Saiba mais sobre a entidade.