No próximo dia 14 de outubro será realizada a palestra internacional “Social determinants of health and the health divide”, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento, promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e apoiado pela Fiotec, acontecerá às 14h no salão internacional da escola. A palestra será ministrada pelo epidemiologista inglês Sir Michael Marmot, que é diretor do Institute of Health Equity da University College London (UCL) e chefe da Comissão de Determinantes Sociais da Saúde na Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele investiga as diferenças na expectativa de vida de povos distintos há mais de 30 anos.
O assunto abordado será os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), que são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam os problemas de saúde e seus fatores de risco à população. A agenda de desenvolvimento pós-2015 e as iniquidades em saúde no mundo são dois dos temas que serão discutidos durante o evento.
O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição. Haverá tradução simultânea durante a palestra.
Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre DSS
Na Ensp foi criado o Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre DSS, com apoio da Fiotec, através do projeto “Desenvolvimento de Atividades de Informação, Pesquisa e Treinamento em Determinantes Sociais da Saúde”. O Centro desenvolve atividades de informação, pesquisa e treinamento em Determinantes Sociais da Saúde.
Cris/Fiocruz
O Cris é uma divisão especializada da Presidência da Fiocruz que assessora a Instituição em saúde global e assuntos internacionais; articula as atividades de intercâmbio internacional desenvolvidas pelas Unidades Técnicas da Instituição através da Câmara Técnica de Assuntos e Cooperação Internacional; e a representa em diversas organizações, fóruns e outras instâncias, por delegação do Presidente da Fundação.
*Com informações do portal Fiocruz